Teorema de Pitagoras

Teorema de Pitágoras


O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo rectângulo. O teorema afirma que em qualquer triângulo rectângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual á soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.
Enquanto visitava o Egipto, Pitágoras fascinado com as pirâmides, desenvolveu o famoso teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo rectângulo, conhecendo os outros dois lados. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a este teorema o desenvolvimento da tabela de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. A sua influência nos estudos futuros da matemática foi muito importante, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos actualmente. Existem, no entanto, indícios de que o chamado Teorema de Pitágoras  já era conhecido  babilónios em 1600 a.C. com escopo empírico. Estes usavam sistemas de notação sexagesimal na medida do tempo (1h=60min) e na medida dos ângulos (60º, 120º, 180º, 240º, 360º).

Sem comentários:

Enviar um comentário